O estacionamento é um instrumento fundamental das políticas urbanas e de mobilidade que apresenta uma enorme complexidade devido às diferentes dinâmicas associadas quer à sua localização (em diferentes sectores e áreas urbanas das cidades, de usos diferenciados - zonas comerciais e de serviços, zonas residenciais).
Esta diversidade de situações implica a necessidade de implementação de políticas diferenciadas de estacionamento.
O estacionamento é uma componente fundamental de qualquer política de mobilidade devido à sua relação direta com a acessibilidade, a utilização do espaço público e principalmente, enquanto elemento regulador desempenha, igualmente, um papel importante na qualidade ambiental, uma vez que permite induzir comportamentos mais sustentáveis.
Assim sendo, uma gestão do estacionamento urbano eficiente, permite:
- Aumentar a rotatividade dos lugares de estacionamento com maior pressão de procura no centro urbano;
- Melhorar e facilitar a possibilidade de estacionamento para os residentes que não possuam lugares atribuídos nos prédios urbanos (através da atribuição de cartões de residentes);
- Favorecer a rotatividade e uma utilização de curta duração na proximidade das áreas comerciais e de serviços, fomentando a economia local;
- Garantir uma oferta de estacionamento adequada às necessidades da cidade;
- Dissuadir o estacionamento de longa duração a não residentes, garantido uma efetiva mobilidade no centro urbano, incentivando este tipo de estacionamento em parques na periferia da cidade e o uso do sistema de transporte publico urbano;
.- Eliminar o estacionamento irregular e abusivo na via pública, como fator determinante para o ordenamento do estacionamento e do espaço público, garantindo a acessibilidade para todos e acima de tudo apostar numa melhor qualidade de vida na nossa cidade!
Antigo Paradigma
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Novo Paradigma
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"O problema de estacionamento" significa oferta
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Existem vários problemas de estacionamento, como: oferta insuficiente ou excessiva; gestão ineficiente; tarifação muito elevada ou reduzida; ou informação ao público desadequada.
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É sempre desejável existir uma oferta de estacionamento abundante.
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O sobredimensionamento da oferta de estacionamento constitui um problema tão grave como o sub-dimensionamento na medida em que favorece a utilização do automóvel.
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O estacionamento deve ser disponibilizado gratuitamente, financiado indiretamente, através de impostos.
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Sempre que possível, os utentes deverão pagar a utilização do estacionamento, ainda que de forma diferenciada em função das situações e de opções de política de acessibilidade, transportes e mobilidade
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O estacionamento deve estar sempre disponível.
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O estacionamento deve ser regulamentado de forma a favorecer os usos definidos como prioritários (estacionamento para residentes ou para visitantes, etc.) e a promover a sua eficiência.
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O dimensionamento do estacionamento deve ser definido de forma rígida, sem exceção ou variação.
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O dimensionamento do estacionamento deve dar resposta às diferentes situações (zonas residenciais, zonas de atividades, zonas bem ou mal servidas de transportes públicos, zonas centrais ou periféricas, zonas junto a interfaces de transporte, etc.) e ser aplicado de forma flexível
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A gestão do estacionamento é o último recurso, aplicado apenas quando é impossível aumentar a oferta.
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A gestão do estacionamento é um instrumento que deve ser amplamente aplicado
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"Transporte" é sinónimo de "utilização do automóvel". A dispersão urbana é aceitável, até desejável.
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O automóvel é apenas um dos meios de transporte. A dispersão urbana não é desejável.
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Fonte: Parking Management : Strategies, Evaluation and Planning, Litman, Todd (2010), Victoria Transport Policy
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